Às vésperas do Dia da Água, comemorado em 22 de março, empresa apresenta iniciativa que irá estimular a conscientização e ações sustentáveis

 

Estudantes, professores, familiares e comunidade mobilizados na promoção de atividades conscientes que podem melhorar indicadores sociais e de sustentabilidade. Este será o cenário vivenciado por cinco escolas de São Francisco do Sul, contempladas no Programa Escolas Sustentáveis. O Programa estimula a mudança de comportamento e a promoção de atitudes práticas, promovendo a transformação positiva no ambiente de convívio entre crianças, jovens e adultos. A iniciativa é desenvolvida pelo Instituto Equipav, braço social do Grupo Equipav, que contempla a empresa Águas de São Francisco do Sul, concessionária do Grupo Aegea.

Na próxima semana serão divulgados os nomes das escolas participantes. O Programa acontecerá em quatro etapas, iniciando com a formatação de um Diagnóstico Socioambiental Escolar que identifica possíveis fragilidades da comunidade escolar a partir de um olhar atento dos atores envolvidos. Após identificadas as necessidades, os participantes serão estimulados a pensar na escola ideal e irão trabalhar na elaboração de projetos que possibilitem a transformação da realidade. Parcerias serão viabilizadas para amplificar os resultados e desta forma o cenário se altera, com a melhoria de indicadores de sustentabilidade, relacionados ao consumo de água e energia, minimização de resíduos sólidos, biodiversidade, entre outros fatores.

Neste processo, a aprendizagem dos alunos acontecerá baseada em projetos e ações de intervenção na unidade escolar e os educadores participarão de formações sobre o tema “Educação para Sustentabilidade”, sendo estimulados a construir com os estudantes projetos voltados às questões do meio ambiente, com o envolvimento de familiares. Os conteúdos são articulados de forma interdisciplinar e, para embasar a discussão dos temas, um kit de material didático é disponibilizado a cada unidade de ensino. Alunos receberão livros e apostilas, professores trabalharão com exemplares pedagógicos e ambos contarão com o Programa Baú das Artes para a extensão do trabalho desenvolvido. Este segundo Programa contempla a disponibilização de um armário com mais de 200 itens, entre eles jogos fantasias, fantoches, brinquedos, materiais de colagem e um acervo de mais de 300 livros infantis. O Baú das Artes, fornecido a cada uma das escolas participantes, foi pensado para ser um importante apoio ao professor e para contribuir no desenvolvimento infantil em seus principais aspectos. Ao final do processo, as escolas participantes formam uma rede local de aprendizagem e cada uma delas é reconhecida como Escola Sustentável atuante em sua comunidade.

Os projetos serão realizados pela empresa proponente Evoluir Cultural que, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, será responsável pela execução do programa, acompanhamento técnico e pedagógico nas escolas, fornecimento dos materiais didáticos e apoio os cursos de formação.

Em 2015, as unidades escolares de São Francisco do Sul passam a integrar a extensa lista de iniciativas apoiadas pelo Instituto Equipav, responsável pela divulgação, acompanhamento e avaliação dos Programas. Ao todo, os dois Programas, Escolas Sustentáveis e Baú das Artes, em São Francisco do Sul, foram contempladas com 285 mil reais para estimular o aprendizado e a transformação social e ambiental no município.

 

O Instituto Equipav

O Instituto Equipav é o braço social do Grupo Equipav, responsável por destinar e monitorar os investimentos da companhia em projetos e ações socioambientais em diversas cidades brasileiras. A instituição não tem fins lucrativos e, atualmente, realiza e apoia dezenas de ações nas áreas social, ambiental, de educação e cultura nas comunidades abrangidas pelas empresas do grupo. Em quase dois anos, já são R$ 2.278.000 em investimentos e em 2015 o Instituto investirá mais de R$1,8 milhão em diversas iniciativas desenvolvidas em 25 municípios brasileiros. Para conhecer mais sobre o Instituto Equipav, acesse o site da organização (institutoequipav.org.br) e a página oficial do IE no Facebook (facebook.com/institutoequipav).

 

Assessoria de Imprensa Águas de São Francisco do Sul.

 Jornalista responsável: Guilherme Diefenthaeler (reg. prof. 6207/RS).

Tel. (47) 3025-5999.