A Águas de São Francisco do Sul apresentou ao prefeito Renato Gama Lobo o Plano Verão 2017/2018, um conjunto de medidas que faz parte do planejamento de ações que buscam atenuar, de maneira preventiva, os efeitos do aumento de consumo de água tratada no município na alta temporada. A concessionária está se preparando para atender o crescimento da demanda dos consumidores na temporada que se aproxima.

Entre as ações anunciadas estão a substituição da bomba de recalque que abastece a região dos balneários de 216m³/h por uma de 400m³/h, para melhorar a eficiência na distribuição de água e melhora na redução do tempo de recuperação do sistema em horários de pico de consumo na região. Até o final de novembro, será realizada a manutenção da bomba e adequação do painel de comando da ERAB Estaleiro, o que vai aumentar a vazão de água bruta disponibilizada para tratamento.

A empresa também vai colocar em operação os boosters (estação de pressurização) Ubatuba e Iperoba para garantir as pressões mínimas para a região de maior consumo (Ubatuba, Majorca, Enseada, Prainha e Praia Grande, Capri, Forte e Itaguaçú). Ao longo do ano, a concessionária promoveu a interligação das adutoras de água tratada no Ubatuba, que abastecem a região dos balneários, o que reforça o fornecimento de água nas praias do município. As adutoras são tubulações de grande diâmetro que conduzem a água até a rede de distribuição.

 

A interligação é resultado de estudos técnicos realizados pela Águas de São Francisco do Sul, que identificou a necessidade de realizar a obra para possibilitar o aumento do volume de água distribuída à população. “A interligação vai permitir um melhor aproveitamento da estrutura, principalmente pelo fato de que foi instalado um booster no Ubatuba com a função de aumentar a pressão e a vazão de água na região”, pontua o Coordenador de Operações da Concessionária, Renee Chaveiro.

 

Foram também realizadas as interligações nas redes que abastecem as ruas Grécia, Guiné, 2º Tenente Marcelo Braga e Santa Paulina com a Rua Armazém, através da implantação de 700 metros de rede de abastecimento. A ação visa melhorara a oferta de água na região.

 

Outras ações estão sendo tomadas para que a próxima temporada possa ser mais tranqüila. A concessionária irá realizar a utilização de geradores de energia nos principais pontos do sistema de abastecimento, visando garantir que não haja desabastecimento de água em virtude de queda de energia, fará a implantação de ventosas nas adutoras de água tratada que abastecem a região central e dos balneários; a substituição de rede em localidades com rede com diâmetro inferior ao necessário, garantindo maior oferta de água tratada; o aumento da quantidade de sensores de pressão no monitoramento do sistema de abastecimento e a manutenção preventiva dos sistemas da concessionária.

De forma a garantir o controle da qualidade da água, serão instalados até Dezembro, 40 Pontos de Controle de Qualidade da Água (PCQ), que trarão maior agilidade e segurança no sistema de distribuição de água tratada de São Francisco do Sul. Segundo Renato Pedroso, Supervisor de Qualidade da Concessionária, “a instalação desses equipamentos, irá favorecer a garantia de que a água disponibilizada está de acordo com a Portaria 2914/2011 MS, garantindo qualidade de vida e saúde para a população, turistas e veranistas.”

Também está previsto ampliar as equipes de plantão para o atendimento das solicitações e fatos originados no período de alta temporada e realização da limpeza das captações de água bruta, evitando problemas ocasionados por entupimento de tubulações e canais. “A execução dessa ação irá contribuir para a manutenção da qualidade de corpo hídrico e no aumento da capacidade de reservação”, acrescenta Renee.

A concessionária também prevê aumentar o atendimento nas lojas da cidade e da praia, com atendimento à disposição também aos sábados, das 9h às 13h. “Todos os canais de contato, presenciais ou não, receberão reforço na quantidade de atendentes” complementa Ângela Costa, Supervisora Comercial da Concessionária.