Apresentação do Projeto do Sistema de Esgotamento Sanitário Ubatuba, que abrangerá toda a região dos balneários e o processo de licenciamento do empreendimento, além dos investimentos realizados no Sistema de Abastecimento de Água de São Francisco do Sul, foram alguns dos temas de debate do Programa Afluentes promovido pela Águas de São Francisco do Sul com a comunidade do bairro Itaguaçú. O encontro foi realizado na Estação de Tratamento de Água (ETA) Rocio Grande e contou com a participação do secretário municipal de meio ambiente de São Francisco do Sul, Gabriel Daniel Conorath, e o coordenador técnico do Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de São Francisco do Sul (Samae), Ricardo Arins Santos, além de representantes da comunidade.

Criado com a intenção de estabelecer um canal de diálogo com a população de São Francisco do Sul, o Afluentes apresenta o trabalho realizado pela concessionária e ouve as demandas da comunidade. Durante o encontro, o coordenador de Operações da concessionária, Renee Chaveiro, fez uma apresentação sobre o trabalho que a empresa vem realizando no município e explicou o andamento do projeto para a implantação do sistema de esgoto em São Francisco do Sul. Os participantes do encontro também fizeram uma visita à estação de tratamento e conheceram mais sobre o funcionamento do Sistema de Abastecimento de Água de São Francisco do Sul.

Além de um atendimento personalizado às lideranças comunitárias, realizado pela equipe de projetos socioambientais, as ações do programa incluem visitas às associações de moradores; palestras nos bairros; e encontros com representantes da companhia. Os líderes são convidados para participar de eventos importantes para a comunidade às quais representam, como lançamentos e inaugurações de obras