A Águas de São Francisco do Sul começa nesta quinta-feira, dia 14, as obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) dos Balneários, localizada no Majorca, em São Francisco do Sul. Os trabalhos de implantação da rede de esgoto na avenida Felipe Musse e na rua Rio dos Cedros começarão no dia 25 de fevereiro.
 
A implantação do sistema do Majorca faz parte da primeira etapa de implantação do sistema público de coleta e tratamento de esgoto do município, que visa levar mais qualidade de vida e saúde para os francisquenses. Com a ETE, todo o volume de esgoto in natura que hoje é despejado nos rios e praias – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante a alta temporada – terão a destinação e tratamento correto. Outro benefício do sistema será a desobstrução das redes de drenagem que hoje recebe efluentes não tratados e ligações clandestinas de esgoto. A concessionária vai gerar diversos empregos diretos e indiretos com a implantação e tem o compromisso de priorizar a comunidade local.
 
O cronograma das obras na ETE dos Balneários prevê a conclusão do primeiro módulo (que inclui gradeamento de entrada, casa de bombas, administração, subestação, etc) em 15 meses, até 31 de maio de 2020. Inicialmente será feita a aceleração de recalque do terreno para evitar problemas futuros como adensamento. Deverão ser contratados 50 trabalhadores locais para tocar a obra.
 
O coordenador de operações da Águas de São Francisco do Sul, Matheus Felipe Silva, explica que a conclusão das obras de saneamento dos Balneários, que prevê a instalação de 11 elevatórias e a cobertura de 100% da rede de esgoto, está prevista para ocorrer até 2022. Os sistemas de saneamento do Centro, do Ervino e do Continente estão em fase de licenciamento.