As obras de construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), parte integrante do Sistema de Tratamento de Esgoto Sanitário da região dos Balneários, em São Francisco do Sul, no Majorca, seguem a todo vapor. No local, já foram realizados os serviços de supressão vegetal e terraplanagem e a previsão é concluir o estaqueamento no começo de julho.

O sistema do Majorca faz parte da primeira etapa de implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto do município, que visa levar mais qualidade de vida e saúde para a população. Com a ETE, todo o volume de esgoto in natura que hoje é despejado nos rios e praias – mais de 5 milhões de litros por dia em baixa temporada e mais de 10 milhões durante o verão – terão a destinação e tratamento correto.

Matheus Silva, coordenador operacional da Águas de São Francisco do Sul, explica que a empresa contratada para a implantação do sistema de esgoto, trabalha com duas frentes de trabalho: uma na construção da ETE e outra na implantação da rede de esgoto. O cronograma das obras na ETE prevê a conclusão do primeiro módulo em maio de 2020.