Água

Água

Um dos investimentos previstos pela Águas de São Francisco do Sul diz respeito à ampliação do fornecimento de água tratada. Hoje, o abastecimento é feito a partir de sete mananciais, quatro deles localizados na Vila da Glória: rios Saí-Mirim, Saí-Mirinzinho, Alegre e o Córrego da Rita. Os outros três pontos de captação de água estão na Ilha de São Francisco do Sul: rios Laranjeiras, Cardoso e Olaria.

Apesar de toda a riqueza e encantos da cidade, São Francisco do Sul ainda não conta com coleta e tratamento de esgoto.  A partir da implantação do sistema de coleta e tratamento de esgoto, haverá um impacto econômico relevante, como também reflexos naturais na melhoria da qualidade de vida da população.

A Águas de São Francisco do Sul já está trabalhando para melhorar o cenário do município com ações de curto prazo, focadas na região das praias. “São Francisco do Sul tem um potencial turístico enorme, em razão das praias e belezas naturais, sem contar a vocação marítima que, só nos últimos anos, inseriu a cidade na rota internacional dos cruzeiros náuticos, e este é um movimento que só tende a aumentar. Por tudo isso o saneamento básico ganha relevância ainda maior na cidade”, argumenta o Diretor-Presidente da Águas de São Francisco do Sul, Ricardo Miranda.

Estão sendo estudadas as características locais e as normas ambientais vigentes para que seja escolhida a tecnologia de tratamento mais adequada para o esgoto. Outro grande desafio é a adoção de métodos não destrutivos, que permitem implantar a rede de esgoto com a menor intervenção possível nas ruas e calçadas do centro histórico, tombado pelo Patrimônio Histórico.

  • As ações de regulação e fiscalização das atividades colocadas em prática pela Águas de São Francisco do Sul, relacionadas ao saneamento básico (abastecimento de água e esgotamento sanitário), são de responsabilidade da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS):  www.aris.sc.gov.br / 0800 648 9191.