Notícias
A Praia do Capri passa a contar com 100% da implantação da rede coletora de esgoto da Bacia I. A conclusão da obra foi apresentada pela Águas de São Francisco do Sul durante reunião do Programa Afluentes, realizada na última sexta-feira (31). O novo sistema amplia a cobertura da coleta e do tratamento de esgoto em uma das principais regiões do município e representa um investimento voltado à preservação ambiental, à saúde pública e à qualidade de vida da comunidade.
O encontro reuniu 24 moradores, lideranças comunitárias e equipes técnicas da concessionária, que apresentaram um balanço das obras executadas, esclareceram dúvidas sobre o funcionamento do sistema e detalharam as ações previstas para garantir a eficiência da operação antes da próxima temporada de verão.
A estrutura implantada contempla 7.943 metros de rede coletora. O sistema é composto ainda por três Estações Elevatórias de Esgoto (EEE), responsáveis por encaminhar os efluentes até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Ubatuba. As obras atenderam diretamente moradores de 16 ruas do bairro, entre elas Oscar B. Beckhauser, Argentina, Paraguai, Blandina Steiner Beckhauser, Chile, Bolívia, Canadá e Itália.
Segundo o coordenador de Operações da Águas de São Francisco do Sul, Renan Santana, a conclusão da rede representa um investimento que traz benefícios permanentes para o município. “Concluir esta etapa significa entregar uma estrutura preparada para atender a população com mais eficiência, reduzindo impactos ambientais e contribuindo para a qualidade das águas da região. O Capri é um bairro que recebe um aumento significativo no número de pessoas durante o verão, e investir em saneamento é investir diretamente na saúde pública, na preservação das praias e no desenvolvimento sustentável de São Francisco do Sul. Agora entramos em uma fase de acompanhamento da operação, das ligações dos imóveis e da conclusão dos últimos ajustes nas vias onde houve intervenções”, destaca.
Durante a reunião, a concessionária também informou que segue monitorando os trechos onde foram realizadas escavações para executar os ajustes finais de recomposição do pavimento. As ruas Uruguai, Argentina, Paraguai, Bolívia e Chile permanecem em acompanhamento técnico para garantir a qualidade da pavimentação após a acomodação natural do solo.
Além da prestação de contas sobre as obras, o encontro reforçou o papel do Programa Afluentes como canal permanente de diálogo entre a concessionária e a comunidade. O grupo oficial de WhatsApp do programa continua sendo utilizado para o registro de demandas, envio de informações e acompanhamento das solicitações relacionadas aos serviços de saneamento. Durante a reunião, novos moradores foram incorporados ao grupo, fortalecendo a comunicação direta entre a população e a concessionária.
